quarta-feira, 30 de outubro de 2013

CATEQUESE POÉTICA

Da Redação




A Catequese Poética foi um movimento de poesia levado a efeito pelo catarinense Lindolf Bell em 1964, não no primeiro de abril do mesmo ano como foi o golpe militar que manteve o país sob repressão e censura, situação agravada com os atos institucionais que resultaram em prisões, torturas, desaparecimentos, assassinatos, suicídios e exílios. E ainda há quem diga que tem saudade daquele tempo, digamos remanescentes fascistas, pessoas que se forem chamadas de ignorantes é elogio.
A Catequese reuniu vários poetas com a proposição de levar a poesia diretamente ao público com a oralidade: em escolas, praças, escadarias, viadutos, clubes, teatros e bares. Reuniu, em quase um ano de manifestações, mais de oitenta mil pessoas, comprovando o que seu idealizador disse alguns anos depois:

NINGUÉM CONSOME POESIA, PORQUE NINGUÉM LEVA POESIA

Lindolf Bell também declarou que os efeitos da Catequese foram revolucionários, o que mudou “a imagem do poeta”, tornando-o parte do processo histórico, o poeta e sua responsabilidade política, se bem que o movimento não pretendeu ser uma ideologia, e sim a manifestação da liberdade de expressão que naquela época esteve sob os coturnos e patas de cavalos, isso para não ir mais longe.



Nenhum comentário: