quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Fera

Por Jayro Schmidt


A força solar na pintura de Henri Matisse contagiou jovens artistas em vias de integrarem a primeira vanguarda artística do século 20. O nome do movimento foi dado, pejorativamente, por um crítico obtuso, Louis Vauxelles, ao visitar a exposição de 1905 em Paris. Disse ele, desconcertado: “Donatello entre as feras!”
É que Albert Marquet resolveu fazer uma estatueta clássica, expondo-a no meio de pinturas que ofenderam o olhar daqueles que ainda pensavam que a arte não deveria ir além da imitação.
E nenhum fauve foi tão longe como Matisse na reviravolta pictórica que fez a estética evoluir para a semiótica, desta maneira ampliando a gramática do designer gráfico.

  

Desenho é desígnio, tendo no traço a propriedade ordenadora que, no caso de Matisse, foi sempre o ponto de partida para a cor numa mistura do intuitivo e do intelectual.


Ao contrário de seu contemporâneo Picasso – um bronco quando teve que verbalizar o que fazia – Matisse deixou testemunhos substanciais nesse sentido. Mais uma vez, com ele, a percepção tornou-se informativa numa completa relação entre o exterior, com a sinestesia, e o interior, com a cenestesia.
Matisse chegou a levantar questões da arte que somente os mais avançados pensadores fizeram. No auge de sua arte ele se perguntou sobre a atualidade e a posteridade da obra. Deveria, o significado da arte, ser avaliado com os pressupostos do presente ou da época em que foi realizada?
Sabe-se que a arte perdura quando, sem deixar de ser de sua época, tem o poder da antecipação. Perdura ao desdobrar seu tempo em outros tempos, seu sentido em outros sentidos.
A idéia de antecipação está no próprio processo da pintura de Matisse. Ao atingir determinados efeitos, neles vislumbrava a potência não somente de outras variações, mas, sobretudo, de diferenças quanto ao sentido de planificação da imagem como se vê no tratamento dos corpos em obras que representam a fusão entre o sensível e o inteligível.


Nenhum comentário: