segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Meteórica (Ana C.)

Redação do blog






Ana Cristina César (1952-1983) foi precoce na arte de escrever e escreveu com regularidade. Na coleção Perfis do Rio, Ítalo Moriconi, na biografia que leva o nome da poeta, diz: “Gaveta de poeta forte morta precoce é fogo. Sai papel feito coelho de cartola de mágico. Ana deixou cadernos e pastas com muitos rascunhos, poemas mais ou menos terminados, traduções e esboços de traduções, deixou malas cheias de agendas, bloquinhos de anotações, diários”.
Observem que Moriconi empregou o termo poeta forte para situar uma mulher que ousou desafiar a sublimidade da poesia. Somente poetas assim podem fazer isso, e Ana C. o fez numa época desfavorável para tanto, na qual, em função de fatores históricos marcados pela ditadura militar, predominou uma literatura de cunho ideológico numa poesia simples, às vezes planfletária, de fato marginal. De qualquer maneira, Ana C. foi marginal, porém sofisticada, ciente de que escrever é um ato problemático da escrita porque vinculada à existência ou, melhor dizendo, ao ter que existir.
A brevidade de sua vida foi intensa, Ana C. de paradoxos encobertos pelo literário e descobertos por sua franca antiliteratura com os amados Baudelaire, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, T. S. Eliot e Jorge de Lima.
Para quem ainda não conhece Ana C., transcrevo duas pitadas:

olho muito tempo o corpo de um poema
até perder de vista o que não seja corpo
e sentir separado entre os dentes
um filete de sangue
nas gengivas

****

eu dentro do templo chuto o tempo
uma palavra me delineia
voraz
e em breve a sombra se dilui
se perde o anjo

A bibliografia sobre Ana C. cresce a cada dia, e, para começar, nada melhor do que ler o ensaio intimista de Flora Süssekind, Até segunda ordem não me risque nada, Sette Letras, 1995; a tese de doutorado de Maria Lucia de Barros Camargo, Atrás dos olhos pardos, Argos, 2003; e, naturalmente, a biografia de Ítalo Moriconi, Ana Cristina César, Relume Dumará, 1996. (J.S.)



Nenhum comentário: