segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Imagem e palavra

Vários autores


Fotografia de Gill Konell



Lagoa de pedra

Contorno Geométrico
Del fósil sinuoso de jaspe
No hay veneno em la palavra
Que pueda adormecer
El destino triunfal de la cobra

Daniel Ballester


tudo preocupa nada
nada tudo preocupa
preocupa nada tudo

Elaine Pauvolid



UMA OVA!

na pele do óvulo, na casca dura e escura da pele do óvulo, antes do óvulo virar ovo (ou zigoto),  sendo só o óvulo-óvulo ou o óvulo só e só assim sendo, sem que mais nada aconteça pra que deixe de ser só isso acontecendo, de óvulo querer ser só óvulo ­- (e isso é ser óvulo) - querer ser só óvulo e nada mais, nada mais externo que o torne outra coisa, - (a partir daí já não sendo mais óvulo) - e sabe-se lá o que um óvulo já não mais óvulo pode se tornar nesse vasto mundo oval, só e somente só sendo ainda só óvulo: somente semente sem vida, semente sem ida ainda e nem vinda, somente só e se nada o desviar de seu destino ovóide: nem um e nenhum percalço; nem uma e nenhuma piscadela; no sim do não e no não do sim; aí, sim: o óvulo gora, o óvulo nunca vai ver o agora, o óvulo não vê a hora, o óvulo não ouve a hora, o óvulo não houve, oras, o óvulo vai embora, o óvulo descora e evapora: murcha e apodrece e desce e desaparece no fosso oco do corpo quente até as trevas do não-ser... de per si; depressa; deprecia; recessa; cessa: o óvulo já era!
já o esperma permeável permanece perdido seco no solo do útero anterior e ulterior no interior das tripas um trapo por não ter cumprido o trato e o fato de poder ter sido e não. não dessa vez ainda não - punho e punheta - como sendo. breve secará também, sem mais nem amém, tudo não passando disso, só isso no isso tudo, no tudo isso, tudisso, isso, iss, is, i!
noutro lugar mas no mesmo se escuta o esborrachar de gotas no chão do banheiro e um aroma de amoras e amores evolando e voando e andando e alando e indo no ir do-ar enquanto do quarto ao lado mas não alado vem um cheiro forte de suor fedor e cigarro.

Vinícius Alves


Imagem e palavra foi uma proposição, a foto de Gill Konell, aos poetas, cada qual com suas visibilidades imagísticas nos poemas.


Nenhum comentário: