quarta-feira, 18 de setembro de 2013

NÚMEROS

Por Mariza Terezinha Martins



Desenho de René Magritte



“Ás” (Um Deus?)
Um sol
Uma lua
Dois
Dois pólos, Polo Norte e Polo Sul.
Branco e preto. Dia e noite. Bem e mal. Yin e Yang. Homem e mulher. Opostos que se atraem, de dois sai o três.
Três
Três cores básicas: amarelo, vermelho e azul.
Santíssima trindade: pai, filho e espírito santo. Três lados de um triângulo.
Os três mosqueteiros Athos, Porthos, Aramis e D'Artagnan que na verdade eram quatro.
Quatro
São as estações do ano: outono, inverno, primavera e verão.
Os pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste.
Os quatro cavaleiros do apocalipse: peste, guerra, fome e morte. Também quatro são os elementos da natureza: terra, fogo água e ar.
Cinco
O espírito da natureza, o sagrado. Quinta essência que complementa os quatro elementos.
Cinco são as letras que compõem a palavra C I N C O.
E também cinco são os continentes da terra. Cinco são os sentidos: visão, audição, paladar, tato e olfato, os quais se ligam originando um novo, de aprimoramento da alma, mediunidade, intuição, o sexto sentido.
Seis
Seis são as pontas da estrela de Davi, símbolo do judaísmo, o mesmo que diz que Deus fez o mundo em seis dias e descansou no sétimo.
Sete
Pelos sete mares se conhece as sete maravilhas do mundo, as notas musicais são sete, sete são os pecados capitais, jogo dos sete erros, tudo guardado a sete chaves, a sete palmos pelos sete anões. O cinema é a sétima arte depois da pintura, arquitetura, música, escultura, literatura e teatro. E dizem que a fotografia que a tudo registra é a oitava arte.
Oito
Oito é considerado o número da sorte chinês. Oito de lado é o símbolo do infinito, assim como infinitas são as estrelas no céu, que são mais velhas que o próprio tempo. Nossa estrela, o Sol, tem oito planetas girando ao seu redor: Mercúrio, Terra, Marte, Júpiter, Vênus, Saturno, Urano e Netuno, antigamente eram nove, mas como Plutão é pequeno em relação aos outros, passou a ser considerado um planeta anão.
Nove
A prova dos noves é uma forma de verificar erros nas operações aritméticas. Nove são os meses de uma gestação humana. Nove também são os dedos das mãos do ex-presidente Lula.
Dez
Os gregos e Platão, chamavam dez de um número perfeito, porque o número de dedos é dez. Decálogo significa dez palavras. Estas palavras resumem a Lei, dada por Deus ao povo de Israel, no contexto da Aliança, por meio de Moisés. Os dez mandamentos traça para o povo eleito e para cada um em particular, o caminho de uma vida liberta da escravidão do pecado.
Onze
Onze de setembro (!?).
Doze
Melhor pular para o número doze, porque doze são os meses do ano, os signos do zodíaco, e os apóstolos também, Jesus Cristo seria o número treze, portanto.
Treze
Treze são as cartas de um baralho. O baralho possui 52 cartas, distribuídas em 4 grupos chamados de naipes, os quais possuem 13 cartas de valores numéricos diferentes. Os valores numéricos vão de 2 a 10, além de um “Ás”, que corresponde a 1, um valete (representado pela letra J, vale 11), uma Rainha (letra Q, vale 12) e um Rei (letra K, vale 13).
Um Ás, um Deus? 



5 comentários:

Fabi França disse...

Adorei!

Unknown disse...

Gostei.Minha irmã está ficando cada vez melhor..bjs

Unknown disse...

Muito interessante Mariza. O corpo pode falhar mas se a mente estiver bem não haverá limites para sonhar e viajar pelas palavras. Bjs

Unknown disse...

Lembrei de Raul (Seixas) com sua música "0s Números". Privou cedo o mundo de sua genialidade, minha irmã : NÂO FAÇA O MESMO !

Unknown disse...

Infelizmente, dia 01/01/2014, minha irmã Mariza se foi, o cancer contra o qual ela lutava "ganhou". ------- MALDITO