Sérgio
Sakakibara é fotógrafo que desfaz as fronteiras entre teoria e prática, além de
atingir fronteiras geográficas com longas caminhadas. Desta vez, de Imbituba,
Santa Catarina, a Torres, Rio Grande do Sul, ao longo do mar ele percorreu 170
km e se deparou com vertiginosa morte de pinguins, fazendo 400 fotos, das quais
foi escolhida essa sequência que representa algo que ele não esperava
encontrar, então dizendo “os pinguins aconteceram”. (J.S.)
Um comentário:
Certa vez, Eisenstein (1990, p. 90), debatendo com Pudovkin, que considerava
o processo de montagem como um encadeamento de pedaços, lembrou
que a base de toda arte é o conflito; portanto, montagem seria conflito: “A
tomada (plano) surge como célula da montagem. Por conseguinte, deve ser
também considerada a partir do ponto de vista do conflito”. Eisenstein ainda
afirmou que o conflito dentro do plano é montagem potencial; assim, associação
é construção em potencial. Diante de argumentos tão lúcidos,Pudovkin
viu-se impelido a com eles concordar (EISENSTEIN, 1990).
Pinguin atéu.
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